COMEÇANDO
A CONSTRUIR UM ESPAÇO DE “FALA” E “ESCUTA”
Escolha
do nome da turma – AG II D – Professora Bete
Vou tentar neste texto
expor como comecei o trabalho neste ano de 2013, com crianças entre
04 e 06 anos de idade dentro da proposta construída pelos educadores
desta U.E. e apresentada em nosso Projeto Político Pedagógico.
Somos a turma do AG III
D período da tarde, composta atualmente por 27 crianças entre 04 e
06 anos de idade.
Todo dia começamos o
trabalho com a roda, um espaço de conversa, combinados, historia,
enfim, de aprendizado.
No dia 18 de fevereiro,
em nossa conversa, vimos que cada criança tem um nome, uma
identidade. Aproveitando esse momento coloquei que éramos AG III D,
mas que poderíamos dar um nome para a turma. Houve interesse das
crianças que já começaram a sugerir alguns nomes: golfinho,
macaco, cavalo, cachorro, gato, palhaço, porco, leão, borboleta,
peixe e coração. Deixei que todos dessem até mais de uma sugestão
e combinamos de fazer uma eleição entre esses nomes.
No dia 19 de fevereiro
eu trouxe imagens desses nomes levantados e coladas em uma cartolina.
Cada criança pode escolher apenas uma colando seu voto (um retângulo
de papel) na figura escolhida. Fizemos isso em dois dias para
conseguir um numero maior de crianças.
No dia 20 de fevereiro
conseguimos tirar então os 5 nomes mais votados: golfinho, leão,
palhaço, gato e coração. Combinamos em fazer a ultima votação
onde tiraríamos o nome final da turma.
Dia 21 de fevereiro
nova votação acontece nos moldes das anteriores e o resultado final
foi: 02 votos para palhaço, 04 votos para leão, gato e coração e
11 votos para golfinho. Então, foi eleito GOLFINHO como nome da
turma.
Aproveitamos a escolha
do nome da turma para fazermos, nos dias seguintes, atividade
coletiva na linguagem artística de algumas figuras de golfinho que
foram utilizadas no painel da festa dos aniversariantes do bimestre
da U.E.
A escolha do nome da
turma gerou curiosidade nas crianças em saber mais sobre esse
animal. Levantamos o que sabemos e o que gostaríamos de saber sobre
os golfinhos. Começamos então o PROJETO GOLFINHOS. Encaminhei
bilhete às famílias sobre o inicio do projeto e que encaminhassem
pesquisas/imagens/curiosidades/livros/historias sobre o assunto. As
famílias já começaram a enviar material que aproveitamos para
conversar na roda sobre o assunto e a desenvolver atividades nas
diferentes linguagens trabalhadas na educação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você pode comentar nossas publicações!