quinta-feira, 5 de março de 2015

Democracia na gestão da escola


Conselhos Escolares

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores. 


O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer. 

Na última terça -feira esteve reunido o Conselho de Escola do CEI Nair de 2015 para algumas decisões importantes para este ano letivo:

Entre outras decisões foram discutidas as regras da escola que foram revistas e atualizada e serão enviadas via caderno de recados logo mais Fiquem atentos e leiam todas, quaisquer dúvidas e sugestões deve ser encaminhada para o conselho!

Clique aqui para saber melhor como funciona  o conselho de Escola.