segunda-feira, 1 de abril de 2013

TURMA DO GOLFINHO


COMEÇANDO A CONSTRUIR UM ESPAÇO DE “FALA” E “ESCUTA”

Escolha do nome da turma – AG II D – Professora Bete

Vou tentar neste texto expor como comecei o trabalho neste ano de 2013, com crianças entre 04 e 06 anos de idade dentro da proposta construída pelos educadores desta U.E. e apresentada em nosso Projeto Político Pedagógico.
Somos a turma do AG III D período da tarde, composta atualmente por 27 crianças entre 04 e 06 anos de idade.
Todo dia começamos o trabalho com a roda, um espaço de conversa, combinados, historia, enfim, de aprendizado.
No dia 18 de fevereiro, em nossa conversa, vimos que cada criança tem um nome, uma identidade. Aproveitando esse momento coloquei que éramos AG III D, mas que poderíamos dar um nome para a turma. Houve interesse das crianças que já começaram a sugerir alguns nomes: golfinho, macaco, cavalo, cachorro, gato, palhaço, porco, leão, borboleta, peixe e coração. Deixei que todos dessem até mais de uma sugestão e combinamos de fazer uma eleição entre esses nomes.
No dia 19 de fevereiro eu trouxe imagens desses nomes levantados e coladas em uma cartolina. Cada criança pode escolher apenas uma colando seu voto (um retângulo de papel) na figura escolhida. Fizemos isso em dois dias para conseguir um numero maior de crianças.


No dia 20 de fevereiro conseguimos tirar então os 5 nomes mais votados: golfinho, leão, palhaço, gato e coração. Combinamos em fazer a ultima votação onde tiraríamos o nome final da turma.
Dia 21 de fevereiro nova votação acontece nos moldes das anteriores e o resultado final foi: 02 votos para palhaço, 04 votos para leão, gato e coração e 11 votos para golfinho. Então, foi eleito GOLFINHO como nome da turma.


















Aproveitamos a escolha do nome da turma para fazermos, nos dias seguintes, atividade coletiva na linguagem artística de algumas figuras de golfinho que foram utilizadas no painel da festa dos aniversariantes do bimestre da U.E.


A escolha do nome da turma gerou curiosidade nas crianças em saber mais sobre esse animal. Levantamos o que sabemos e o que gostaríamos de saber sobre os golfinhos. Começamos então o PROJETO GOLFINHOS. Encaminhei bilhete às famílias sobre o inicio do projeto e que encaminhassem pesquisas/imagens/curiosidades/livros/historias sobre o assunto. As famílias já começaram a enviar material que aproveitamos para conversar na roda sobre o assunto e a desenvolver atividades nas diferentes linguagens trabalhadas na educação infantil.