sme campinas

https://sites.google.com/educa.campinas.sp.gov.br/sme-teletrabalho/in%C3%ADcio?authuser=0

Postagem em destaque

CARTA ÀS FAMÍLIAS

Olá famílias!  Como vocês estão? Vamos divulgar neste espaço as ações que a  Secretaria Municipal de Educação  vem pautando para os pr...

terça-feira, 16 de abril de 2013

TURMA DA BORBOLETA- PROFESSORA MALU (AG III F -TARDE)


ESCOLHENDO O NOME DA TURMA
O AGIII- F é composto por meninas e meninos de 3 e 4 anos de idade. Para a algumas dessas crianças o CEMEI já era um espaço conhecido para outras tudo é novidade. Contudo, todas as crianças estão vivenciando uma nova rotina, convivendo com novos companheiros, se constituindo como um grupo. Neste processo a escolha de um nome para a turma contribui significativamente para a formação da identidade do grupo.






Todos os dias nos organizamos em roda para conversarmos, as crianças falam sobre assuntos diversos, expressam suas idéias, sentimentos, narram acontecimentos, percebem que podem ser ouvidas e aprendem a escutar o outro. Este momento também é importante para conversas “investigativas”, para instigar a curiosidade natural das crianças, estimulando- as a pensarem além do que elas já sabem. Foi na roda da conversa do dia 18 de fevereiro que perguntei as crianças se elas não gostariam de escolher um nome para nossa turma. Todas responderam em coro que sim. Quanto perguntei se alguma delas queria sugerir um nome, no primeiro momento ficaram quietinhas me olhando, até que o Julio disse que a turma poderia chamar “Turma do jacaré”. Perguntei se alguém mais queria sugerir nomes para turma e fui anotando no quadro as sugestões: borboleta, barata, jacaré, tubarão e girafa. No dia seguinte trouxe as figuras dos animais sugeridos e confeccionei na roda um cartaz.

Então combinamos que só poderíamos votar em um único nome. Cada criança recebeu um círculo azul e o colou acima do nome escolhido. Depois que todos votaram fomos verificar que nome tinha mais círculos azuis, o nome “Borboleta” ganhou. Observamos também que os nomes girafa e tubarão tiveram a mesma quantidade de votos e que os nomes barata e jacaré também empataram, com três votos.
Esta atividade desenvolvida de forma lúdica nos possibilitou explorar a construção de conceitos matemáticos (número/quantidade, analise de gráficos), cor, formas, escrita do nome dos animais, o respeito à escolha da maioria.
Novas descobertas...
Agora que escolhemos o nome Borboleta, conversei com as crianças sobre o que gostariam de saber sobre este animal e resolvemos pesquisar onde vivem as borboletas e o que elas comem.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode comentar nossas publicações!